top of page
  • Foto do escritorGrupo Apomedil

PLANEJADOR DE ROTAS GRATUITO: CONFIRA AS MELHORES OPÇÕES!

O planejador de rotas gratuito é um importante aliado do motorista no momento de otimizar as rotas, ter mais autonomia no trânsito e reforçar a segurança de modo geral. Ao utilizar os seus recursos, é possível ter informações em tempo real sobre o trajeto que será percorrido e criar uma estratégia eficiente para cumprir prazos e conseguir trabalhar sem sobrecargas.


São diversas opções disponíveis nas plataformas, porém é preciso entender qual delas se encaixa com a sua dinâmica de direção e como ela pode ajudá-lo a vencer desafios específicos. Para isso, torna-se um grande diferencial saber mais detalhes sobre a forma de funcionamento desse tipo de tecnologia e as particularidades de cada um dos aplicativos.


Quer saber mais? Neste artigo, vou contar a você vários detalhes sobre o planejador de rotas gratuito e as melhores opções. Acompanhe comigo!


O que é um planejador de rotas gratuito?

Esse tipo de ferramenta on-line é um grande diferencial na rotina de motoristas autônomos pela capacidade de facilitar a locomoção e toda a rotina de trabalho de modo geral. Na prática, o planejador de rotas gratuito permite criar rotas otimizadas para as viagens de caminhão, de carro, de bicicleta ou até mesmo a pé.


O seu sistema de funcionamento acontece a partir de algoritmos de otimização configurados para que a tarefa de encontrar o caminho certo seja muito mais prática e rápida. Tudo isso com comandos automáticos que calculam o trajeto mais rápido e eficiente para chegar ao destino selecionado ao considerar fatores, como tráfego, tempo, distância e outras restrições que podem surgir.


A possibilidade de personalizar preferências é outro diferencial e tanto na experiência de uso do planejador de rotas. Com essa programação direcionada, o usuário recebe indicações de pontos de interesse, sugestões de paradas ao longo do caminho, informações sobre o clima, notícias que podem impactar o dia de trabalho, entre outros dados.


Como o planejador de rotas gratuito funciona?

O funcionamento de um planejador de rotas gratuito varia dependendo da ferramenta que você está utilizando. No entanto, de maneira geral, eles são baseados em funções de otimização para calcular a melhor rota para você chegar ao seu destino. A seguir, apresento algumas etapas que podem ser envolvidas no processo de planejamento de rota:


Definir o ponto de partida e o destino

O usuário precisa inserir o endereço de partida e o endereço de destino para que o planejador de rotas possa calcular a rota mais eficiente. Assim, conforme o retorno oferecido da plataforma, é possível criar uma estratégia particular para cada trajeto com foco nos objetivos do trabalho em questão.


Considerar as restrições

Depois de receber as respostas, pode ser feita a especificação de restrições — seleção de filtros com preferências para os resultados, como rota com pedágio ou sem pedágio, necessidade de evitar áreas perigosas com maior chance de acidente, trechos em obra, entre outros.


O algoritmo de otimização utiliza ainda informações sobre as condições de tráfego, a velocidade permitida na estrada, a distância e o tempo de viagem e dicas adicionais para que o motorista tenha uma viagem com o máximo de tranquilidade possível.


Apresentação das instruções de direção

Uma vez que a rota é calculada e os filtros são selecionados, o planejador de rotas apresenta as instruções de direção para o usuário com detalhes sobre curvas, mudanças de faixa, entradas e saídas de rodovias e outras informações relevantes.


Recálculo de rotas

Em caso de alterações nas condições da estrada ou quando o usuário faz um desvio, o planejador de rotas pode recalculá-la para ajustar todas as preferências específicas da viagem à essas mudanças. É importante notar que os planejadores de rotas dependem de informações precisas e atualizadas. Portanto, é sempre bom verificar se há informações de trânsito atualizadas antes de iniciar sua viagem.


Quais as vantagens do planejador de rotas gratuito?

Só quem passa muito tempo na estrada sabe o quanto é necessário ter um planejamento minucioso e o quanto é útil uma espécie de copiloto tecnológico que faz uma pré-vistoria por todas as etapas da viagem. Assim, os algoritmos conseguem incluir, por exemplo, restaurantes e cafés de sua preferência pelo caminho e lembrar o motorista em quais momentos as paradas devem ser feitas para evitar sobrecargas.


Para quem precisa percorrer longas distâncias, a economia de custos no trajeto também deve ser um ponto importante, e a programação do planejador pode direcionar essa função de acordo com o tipo de veículo utilizado. Independentemente de ser caminhão, moto, carro ou ônibus, o motorista consegue, além de escolher a rota que seja menos desgastante ao veículo, evitar áreas restritas ou inadequadas.


Rotina de trabalho

A dinâmica de decisões no trânsito, quando o motorista conta com esse tipo de auxílio, permite também trafegar com mais segurança e criar estratégias de trabalho mais direcionadas ao retorno financeiro que o seu negócio precisa para crescer. Afinal, o tempo na estrada dentro desse tipo de cenário é um recurso muito valioso e que precisa ser maximizado com inteligência.


Com o planejador de rotas gratuito, é possível incluir na dinâmica de decisões quais rotas são mais dinâmicas para transitar por vários pontos com mais facilidade, identificar onde estão as rotas bloqueadas, gastar menos combustível, cortar caminho quando necessário e, acima de tudo, entender quais locais são mais seguros para o transporte de cada tipo de carga.


Como resultado de uma organização de trabalho baseada em informações atualizadas, o motorista consegue aumentar a eficiência, ter bons resultados no cumprimento de prazos e criar um relacionamento de confiança com os clientes. Tudo isso, sem precisar se sobrecarregar com uma logística de encomendas inadequada que traz riscos não só ao motorista como também ao que é transportado, por exemplo.


Mais oportunidades

É importante destacar que, depois de usar o planejador de rotas, o trabalho fica menos cansativo porque ele auxilia na hora de incluir paradas estratégicas para descansar, se alimentar e aliviar o estresse em viagens muito longas.


Assim, trabalhar dentro dos prazos, com mais eficiência e com foco em aumentar os ganhos, sem precisar se desgastar ou comprometer sua segurança, gera mais interesse das empresas do segmento. Sem contar que o motorista também consegue se candidatar a mais oportunidades de trabalho.


Isso em áreas que antes pareciam inacessíveis ou pouco rentáveis dentro de uma proposta de qualidade que faz toda a diferença no momento de se destacar da concorrência e aumentar a receita do motorista autônomo de forma sustentável.


Quais são os melhores aplicativos para usar o planejador de rotas gratuito?

Existem vários aplicativos gratuitos de planejador de rotas disponíveis para motoristas autônomos e outros usuários. Abaixo, eu apresento algumas opções populares:


Google Maps

O Google Maps é uma das opções mais usadas e eficientes de planejador de rotas gratuito. Possui recursos de direções para carro, transporte público, bicicleta e até caminhadas. Com uma interface bastante intuitiva, também oferece informações de tráfego em tempo real, alertas de acidentes e construções na estrada, e sugestões de rotas alternativas.


Waze

Muito usado por motoristas de aplicativos, o Waze oferece rotas em tempo real com base nas informações de tráfego compartilhadas pelos usuários. Inclui recursos de alerta de perigos na estrada, como acidentes, polícia e tráfego lento, e fornece informações sobre postos de gasolina e preços de combustível para que seja possível se programar com antecedência para as paradas.


Here WeGo

Já o Here WeGo direciona informações em abordagem bastante prática. Afinal, o motorista não tem muito tempo para ficar checando as informações em um trajeto longo. Entre as principais funcionalidades estão mapas offline, notícias sobre tráfego em tempo real e recursos de planejamento de rotas que facilitam ter um olhar estratégico em todas as etapas das viagens.


ViaMichelin

Essa opção de planejador de rotas alerta sobre os perigos na estrada durante todo o trajeto e os preços de pedágios e ainda inclui sugestões de hotéis e de quanto em quanto tempo o motorista deve descansar em trajetos muito longos e desgastantes.


Agora você já sabe o que é um planejador de rotas gratuito e quais são os principais disponíveis no mercado. Vale lembrar que para acertar em cheio na escolha do que é mais útil nas funções do motorista no dia a dia, é preciso colocar no papel quais são as principais necessidades, os desafios enfrentados e as preferências pessoais para que essa tecnologia realmente funcione como um copiloto eficiente durante cada etapa.

0 comentário
bottom of page