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FREIO-MOTOR: O QUE É, COMO FUNCIONA E QUAL A IMPORTÂNCIA?

Já se deparou com placas de sinalização nas rodovias indicando o uso do freio-motor? Se você ainda não sabe exatamente o que é essa peça ou como ela funciona, está no lugar certo.


Adiantamos que se trata de um sistema que auxilia na hora da frenagem dos caminhões e veículos de passeio. Não é o pedal comum ou o freio de mão, até porque acionar o freio de mão em áreas de declive pode causar acidentes. Também não é o ato de descer o caminhão na famosa banguela, ou seja, com o carro em ponto morto.


O que é o freio-motor?

Diferentemente do que o nome possa sugerir, o freio-motor não é uma peça presente em carros e caminhões. É uma forma de conduzir o truck, visando segurança nas descidas, a economia de combustível e dos componentes gerais do caminhão.


Acionados em declives ou congestionamentos, é o ato de engrenar o veículo na descida utilizando a mesma marcha que seria usada na subida. Se você conhece seu caminhão, deve saber qual marcha usar para subir. Quando ela é acionada na descida que antecede o aclive, você está usando o freio-motor.


Como funciona o freio-motor?

Quando você aciona o freio-motor, está usando a força do veículo para segurá-lo em uma descida. Expliquei acima que ele é acionado quando você usa a mesma marcha em subidas e descidas. Agora, explicarei como isso funciona.


Ao soltar o acelerador com o carro engatado, a injeção do combustível do caminhão é interrompida. Então, ocorre a economia de combustível e a resistência do movimento das rodas. O caminhão perde velocidade, processo que exige menos trabalho dos freios e das suas pastilhas na hora de descer.


Para os caminhões, o processo é altamente eficiente. A compressão do combustível a diesel é maior que nos veículos movidos a gasolina ou os que têm tecnologia total flex, gerando mais segurança ao movimento.


Qual a importância do freio-motor na direção de caminhões?

A eficácia e segurança são reconhecidas a ponto de algumas estradas sugerirem o uso do freio-motor na sinalização das descidas. Explico melhor os benefícios nos tópicos abaixo. Continue acompanhando!


Segurança nas descidas

O uso do freio-motor em descidas é mais eficiente que o freio tradicional, pois reduz a possibilidade de superaquecer o componente. Além de diminuir a probabilidade de falhas, também preserva o freio, aumentando sua vida útil.


Consumo de combustível

O uso do freio-motor reduz o consumo de combustível dos caminhões. Isso ocorre porque, para acioná-lo, é necessário tirar o pé do acelerador. Nesse momento, embora o giro do motor esteja alto, o motor deixa de ser alimentado com diesel.


Desgaste dos componentes

Reforço que é importante usar o freio-motor para reduzir o desgaste das lonas e das pastilhas de freio. Ao atuar na redução gradativa da velocidade do caminhão sem a necessidade de pisar no pedal com tanta frequência, essa modalidade de direção reduz o trabalho do componente.


Isso inclui os pneus, poupados com a melhor distribuição da força de frenagem. Com isso, você economiza dinheiro com a manutenção geral do caminhão.


Diferenças entre freio-motor e outros sistemas de freio

Embora motoristas de carros e caminhões possam utilizar o freio-motor, seu funcionamento é diferente. Nos motores a diesel, o freio-motor mais comum é o de compressão. Quando o caminhoneiro tira o pé do acelerador, há uma diminuição da entrada de ar no motor, e a velocidade perde boa parte da força.


Já nos veículos a gasolina, a resistência à aceleração é criada pela restrição no fluxo de ar do motor. Quanto menor essa passagem, mais difícil fica para o veículo manter a velocidade.


Sistemas de freio de caminhões

Embora o próprio freio-motor funcione de formas diferentes, dependendo do tipo de combustível do veículo, há outros sistemas de freios utilizados em caminhões. Veja abaixo os principais.


Freio ABS

Freio ABS Tecnologia obrigatória no Brasil que evita o travamento das rodas, e consequentemente, a possibilidade de o caminhão derrapar. Acionado a partir de sensores que leem o sistema de frenagem constantemente.


Freio EBS

Sistema semelhante ao ABS. Enquanto o ABS funciona por meio de sensores, o EBS é constituído por válvulas de controle elétrico.


Freio a disco

Um dos tipos mais simples, o freio a disco é acionado quando o caminhoneiro pisa no freio. Então, os discos instalados nas rodas do caminhão encostam nas pastilhas, parando o veículo por meio do atrito.


O novo freio-motor de 580cv do ACTROS Mercedes-Benz

O Actros é o caminhão inteligente da Mercedes Benz, atendendo às principais tendências e exigências mundiais em eficiência, conforto, inovação e segurança para quem ganha a vida nas estradas.


Especialmente as brasileiras, já que o Actros foi desenvolvido considerando as necessidades para rodar em nosso país. Portanto, se você busca por um caminhão novo, esta é uma linha que não deve passar despercebida.


Para receber o título de caminhão inteligente, a Mercedes desenvolveu essas máquinas a partir de pesquisas realizadas nas diversas regiões brasileiras. Dessa forma, cada componente inserido no Actros contempla tecnologia de ponta para uma rotina eficiente e segura.


É o caso do freio-motor de 580cv, que faz parte de um sistema inteligente de segurança e que garante ao Actros outro título importante: o de caminhão mais seguro do mercado. Considerado o sistema mais potente disponível, ele aumenta a segurança, economiza combustível e a vida útil de freios e pneus, interferindo de maneira positiva no plano de manutenção do truck.


Além disso, ele tem um assistente de frenagem capaz de reconhecer pedestres. Tudo para promover uma condução segura aos caminhoneiros e pessoas que cruzam com eles nas estradas.


O uso do freio-motor pode ser adotado por caminhoneiros nos seus veículos de carga e nos de passeio, caso tenham. Não prejudica as pastilhas de freio, o câmbio, pneus e demais componentes, afinal, carros e caminhões foram projetados para adotar esse estilo de direção.


Caso esse veículo seja o caminhão da linha Actros, o profissional estará ainda mais seguro. Afinal, como você viu, trata-se de um caminhão inteligente, fabricado para rodar com segurança em todas as estradas brasileiras.

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