top of page
  • Foto do escritorGrupo Apomedil

COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL: CONFIRA OS MELHORES TRUQUES!

Você sabe como economizar combustível? Esta é uma questão muito importante para quem atua no ramo de transportes. Por isso, neste post, vou tratar um pouco deste assunto e dar dicas práticas sobre a gestão de recursos.


Para isso, vou explicar porque você deve ter atenção aos gastos com combustível, além de mostrar como é possível economizar cada vez mais por meio de medidas simples de manutenção, uso e condução. Confira!


Qual é a importância de economizar combustível?

Quando você roda bastante com o seu veículo, percebe a oscilação do preço do combustível pelo país. Ao se deparar com valores muito altos, vê como isso gera um grande desfalque no bolso e precisa praticar estratégias para que esses gastos não sejam elevados demais, prejudicando o seu orçamento.


Veja, agora, alguns motivos para focar sempre na economia de combustível.


Lucratividade

Diminuir os gastos com combustível é indispensável para manter as contas em dia e garantir a lucratividade, já que esse aspecto não está ligado somente a quanto você ganha, mas também a quanto gasta.


Reinvestimento

Com o valor poupado por causa do menor consumo de combustível, você vai conseguir investir novamente na sua carreira, como em cursos, na aquisição e manutenção preventiva do veículo, em documentações importantes, entre outras despesas capazes de te promover profissionalmente.


Sustentabilidade

Os caminhões atuais ainda dependem de combustíveis fósseis, que geram muita poluição e causam problemas sérios no ecossistema do planeta. Ao minimizar a utilização desse recurso, você ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes, o que contribui bastante com o meio ambiente.


Quais são as vantagens de economizar combustível?

Eu sei que economizar é uma preocupação constante e legítima, meu caro caminhoneiro. Ao colocar em prática as medidas para economizar combustível, você começa a prestar atenção na qualidade do produto, o que é essencial também para poupar esse recurso. Isso proporciona diversas vantagens.


Por isso, além dos aspectos mencionados no tópico acima, vou trazer mais alguns benefícios de economizar combustível. Confira!


Economia de despesas

Essa é a vantagem mais óbvia, mas precisa ser citada. Quando você se preocupa em consumir menos combustível, aprende a lidar melhor com os aumentos de preços e a priorizar os estabelecimentos que oferecem um combustível de qualidade a um bom valor — o que garante uma economia mensal.


Pesquisa

Medidas de economia demandam pesquisa. Assim, como mencionado acima, ao se deparar com as elevações no valor do combustível, você começa a pesquisar os postos capazes de oferecer um produto de qualidade por preços mais acessíveis. Desse modo, vai conhecer locais estratégicos para realizar o abastecimento.


Menos gastos com manutenção

Outro aspecto que impacta a redução de gastos é a manutenção. Ao começar a usar um combustível de qualidade, de modo econômico, o seu veículo vai apresentar um desempenho muito melhor.


Isso porque ele não fica sobrecarregado e o combustível de qualidade causa menos danos às peças. Tal medida contribui, por exemplo, com uma melhor performance do motor. Assim, você tem menos despesas com manutenções corretivas (mas ainda precisa manter as manutenções preventivas em dia).


Quais são as melhores práticas para economizar combustível?

Primeiro, é importante enfatizar que o desempenho do combustível varia de acordo com o tempo de uso, o modelo e a marca do veículo. Além disso, não prestar atenção ao local de abastecimento e à qualidade do produto pode gerar um grande prejuízo no seu orçamento e no caminhão. Para evitar tudo isso, confira as dicas a seguir!


Medidas de manutenção

Vou começar as dicas por um aspecto indispensável aos caminhões — a manutenção. Um veículo sem manutenção perde consideravelmente o tempo de vida, além de gastar mais combustível, causar danos às peças e aumentar as chances de acidentes.


Veja algumas práticas da manutenção preventiva que contribuem com a economia de combustível!


Calibragem dos pneus

Ao realizar esse procedimento conforme as orientações da fabricante, os pneus vão ter uma melhor aderência no asfalto e demandar menos esforço para a tração — e essa melhor aderência diminui o gasto com combustível.

Por outro lado, pneus murchos exigem mais esforço para efetuar a tração, principalmente nos caminhões, que são máquinas pesadas.


Alinhamento e balanceamento

Esses procedimentos, apesar de serem diferentes, são importantes também para promover uma melhor aderência ao asfalto e uma tração eficiente. Além disso, eles reduzem o gasto dos pneus (proporcionando mais economia) e otimizam a performance do veículo.


Manutenção preventiva

Não somente os pontos específicos apontados acima, mas outros são imprescindíveis para manter o desempenho do veículo eficaz, o que faz com ele consuma menos combustível. Por isso, atente-se para o seguintes itens:

  • troca do filtro de ar;

  • substituição do óleo;

  • desempenho da suspensão;

  • troca das velas.

Medidas de condução do veículo

Eu sei que você é um ótimo caminhoneiro e que dar dicas de direção pode soar como “ensinar o padre a rezar”. Mas neste tópico, vou enfatizar alguns hábitos de condução que podem gerar mais ou menos gasto de combustível. Acompanhe!


Velocidade

Manter um movimento contínuo proporciona menos consumo de combustível. Afinal, isso é intuitivo — quanto mais você corre, mais esforço é exigido do caminhão (pior ainda nesse caso, por ser um veículo pesado) e, consequentemente, mais combustível é gasto. A recomendação é ficar entre 40 km/h e 70 km/h.


Aceleração e freada

Acelerar vai demandar mais trabalho do caminhão, afinal, ele vai aumentar a rapidez, o que implica mais gasto de combustível. Acelere quando for necessário e de modo gradual (nunca de maneira brusca). Evite, ainda, acelerar com o veículo parado: só acelere quando sair com o caminhão.


Já as freadas, sobretudo as repentinas, sobrecarregam o carro, desgastam o freio e ainda desperdiçam todo o combustível disponível para gerar aquela determinada velocidade. Por isso, faça freadas gradativas quando estiver próximo de um semáforo ou em outra situação que exija uma parada e seja possível prever. Deixe as freadas bruscas somente para os casos de urgência.


Ponto morto

Esse é um mito muito popular: dirigir no ponto morto economiza combustível. Mas está errado. Quando desengatado, o carro permanece em velocidade lenta e, para tal, aplica combustível. Já percorrer uma ladeira sem acelerar pode, sim, reduzir o consumo de combustível, mas isso deve ser feito com o carro engatado.


Troca de marchas

Faça a transição de uma marcha para outra no momento exato de rotação. Isso promove um giro adequado para a próxima marcha entrar e impede gastos extras de combustível, pois mantém o carro em um funcionamento correto.


Medidas de uso do veículo

Agora, vou dar dicas relacionadas à utilização do caminhão, porém, não referentes à direção dele, mas, sim, a boas práticas durante o movimento do veículo. Entenda melhor a seguir.


Peso e bagagem

Você que atua no setor logístico terá que levar cargas pesadas, isso é inevitável. No entanto, retire o que puder do caminhão para deixá-lo mais leve. Isso porque quanto mais peso houver no veículo, mais esforço será gerado para ele se movimentar e, por consequência, mais combustível será consumido.


Observe os itens com mais de dez quilos que são desnecessários durante o percurso e remova-os do caminhão. Leve apenas o indispensável.


Ar-condicionado

Muita gente deseja saber como economizar combustível com o ar-condicionado ligado, afinal, em um país tropical, ninguém quer passar calor nem gastar muito. Ao ativar a refrigeração interior do veículo, o motor vai trabalhar mais para manter o compressor de refrigeração ativo. Isso é ruim em vias urbanas.


Já nas estradas, andar com as janelas abertas eleva o atrito contra o caminhão graças à força do vento gerada com a rapidez. Por isso, o veículo precisa fazer mais esforço e vai consumir mais combustível. Resumindo:

  • em vias urbanas, deixe as janelas abertas e evite o ar-condicionado;

  • nas rodovias, feche as janelas e use o ar-condicionado.

Além disso, faça vistorias no filtro do ar-condicionado, pois higienizá-lo vai melhorar a performance do aparelho, exigindo menos do motor.


Paradas

É comum manter o motor ligado em casos de paradas mais curtas, como ao embarcar ou desembarcar alguém, ou em descargas rápidas. Mas se você vai ficar no local por mais de dez segundos, já é indicado desligar o veículo.


Local de abastecimento

Nunca coloque um combustível de má qualidade no seu veículo, mesmo que o valor pareça compensar, pois produtos assim vão danificar o motor e outras peças importantes. Ou seja, à primeira vista, parece um bom custo-benefício, mas isso vai gerar gastos de peças e perda produtiva com a interrupção do veículo.


Como falado, faça uma pesquisa de um estabelecimento confiável, pergunte a outros caminhoneiros, a amigos e familiares que dirigem sobre os postos de abastecimento que oferecem combustíveis de qualidade.


Saber como economizar combustível no trânsito é fundamental para ter uma atividade mais lucrativa. Além disso, essa mentalidade vai trazer ganhos em outras frentes, como em relação a uma direção mais segura e adequada do veículo, uma menor emissão de gases poluentes e um melhor desempenho do caminhão. Siga as dicas que eu te dei e veja seu trabalho melhorar!

0 comentário
bottom of page