Tem carreto para fazer logo cedo no inverno? Verifique faróis, limpadores de para-brisa e sistemas de freios antes de pegar chão. Quem é do sul já conhece a expressão popular: “neblina que baixa, sol que racha”. Por isso, a Apomedil separou aqui cinco dicas preciosas para enfrentar a cerração.
Durante o inverno, nas madrugadas e manhãs, há uma troca brusca de temperatura do frio para o calor. Para os caminhoneiros, dirigir nessas condições pode ser desafiador e perigoso por causa da cerração e da falta de visibilidade.
O nevoeiro, névoa úmida, névoa seca ou neblina são fenômenos ligados à mudança de fase da água, do vapor para o estado líquido, próximas ao solo. Neblina é o nome mais popular, assim como cerração ou russo. Mas tecnicamente na meteorologia, usa-se os termos: nevoeiro ou névoa, sendo que a última pode ser seca ou úmida.
Independente do nome, muito cuidado com essa nuvem que afeta a dirigibilidade em veículos de grande porte. Lembre-se que a Apomedil já alertou que, nas descidas, é preciso usar bem o freio-motor. Não é um componente do veículo, mas uma forma de conduzir o truck, visando segurança nas descidas, a economia de combustível e dos componentes gerais do caminhão.
Atenção para as quatro dicas da Apomedil para dirigir bem no inverno:
1 — É crucial realizar uma checagem completa do veículo antes de pegar a estrada. Verifique os faróis, limpadores de para-brisa e sistemas de freios. A visibilidade reduzida exige que todos os componentes do caminhão estejam em perfeito funcionamento para evitar acidentes.
2 — Mantenha uma velocidade compatível com as condições da estrada. A cerração pode reduzir drasticamente a visibilidade, tornando difícil ver obstáculos à frente. Dirigir devagar e com atenção redobrada permite que você reaja a qualquer imprevisto com mais segurança.
3 — Outro ponto importante é o uso correto dos faróis. Utilize sempre o farol baixo ou os faróis de neblina, pois o farol alto pode refletir na cerração e piorar a visibilidade. Além disso, mantenha uma distância segura do veículo à frente para evitar colisões.
4 — Se a cerração estiver muito densa, procure um local seguro para parar. Evite parar no acostamento, pois outros motoristas podem não ver seu caminhão a tempo. Encontre um posto de combustível ou área de descanso e sinalize adequadamente sua parada. Seguindo esses cuidados, você garante uma viagem mais segura e tranquila, mesmo nas condições mais adversas.
Rode seguro com a Mercedes-Benz. A Apomedil Santa Cruz do Sul deseja uma boa viagem em todas as estações do ano!
Comments